domingo, 17 de agosto de 2014

Feijoada!

A feijoada é um prato popular e dizem que surgiu na época em que os senhores – das fazendas de café, minas de ouro e engenhos de açúcar – forneciam aos escravos os "restos" dos porcos, quando estes eram carneados. 
O cozimento desses ingredientes, com feijão e água, teria feito nascer a receita. Porém não podemos dizer que essa é, sem dúvida, a origem desse prato tão apreciado e conhecido em todo o Brasil. 
Independente da origem, fato é que uma feijoada bem feita é sempre muito bem vinda!
Muitas pessoas me pediram uma postagem com dicas da minha feijoada. Atendendo-as, seguem as dicas:
A feijoada é um prato bastante simples de fazer. Porém devem ser observados alguns passos para que ela fique saborosa e com o mínimo de gordura possível.
O feijão preto é o mais usado embora muitas pessoas gostem de usar o feijão roxinho ou o feijão jalo. Já experimentei e também fica muito bom!
A quantidade de feijão não deve ser exagerada pois o melhor da feijoada são as carnes. (Também chamadas de trupicos, positivos ou trupicão).
As carnes podem ser encontradas frescas ou salgadas. Prefiro usar as carnes frescas pois acho que as salgadas, mesmo depois de todo o processo para dessalgar, deixam um gosto não muito agradável. Uso pé de porco, orelha e focinho, linguiça defumada, pernil, costelinha, bacon de pernil e carne de shark.

Após cozinhar o feijão, refogue-o com alho, cebola, folhas de louro e sal a gosto. Deixe ferver e desligue o fogo. Frite o bacon e a linguiça separadamente. Escorra o excesso de óleo e junte no feijão já temperado.
Limpe muito bem as carnes frescas e, em uma panela de pressão cozinhe-as apenas com água. O tempo de cozimento varia de 20 a 30 minutos, dependendo da panela de pressão usada. O ideal é que as carnes estejam cozidas porém inteiras. O prato fica mais bonito.
Após cozinhar as carnes, escorra todo a água, lave-as e vá misturando uma a uma no feijão.
Deixe ferver até que o caldo esteja grosso e acerte o sal.
Para dar um sabor único na feijoada, acrescente uma dose de cachaça e desligue o fogo. Fica sensacional!


Sirva a feijoada com arroz branco, couve refogada no azeite, farofa pronta ou a de sua preferência , laranja e vinagrete.





Uma dica não pode faltar. Não coloque água no vinagrete. Após cortar todos os ingredientes, coloque pedras de gelo e tempere com azeite, vinagre e sal a gosto. A textura dos legumes fica ótima e ele se mantém geladinho sem precisar ir a geladeira.




Espero que gostem! Aceito convites. rsrsrs


Ana Corina Rachid

Nenhum comentário:

Postar um comentário