Você tem uma panela elétrica de arroz ou está pensando em adquirir?
Seguem algumas dicas.
A panela elétrica de arroz pode ser encontrada em várias lojas, de muitas marcas, cores, modelos, tamanhos e preços.
Inicialmente escolha uma loja de sua confiança para realizar a compra. Atente-se para as "promoções" em sites pois tem aumentado o número de empresas que oferecem produtos pela internet, recebem o valor com cartões de crédito ou boletos, porém, não são idôneas e nunca entregam o produto!
A marca, cor, modelo, tamanho e , em especial, o preço da sua panela de arroz, dependerão unicamente da sua escolha.
Já o tamanho, dependerá da quantidade de arroz que você faz diariamente. Importante saber que na panela pequena você nunca poderá fazer uma quantidade maior de arroz, a não ser que faça mais de uma vez.
Já na penela grande, (escolhi uma que comporta 8 xícaras de arroz cru), qualquer quantidade entre o mínimo (1 xícara) e o máximo pode ser feita. Isso é uma facilidade para famílias grandes ou pessoas que recebem pessoas em casa para um almoço, jantar ou até mesmo um churrasco.
Usei minha panela pela primeira vez conforme o manual de instruções. Fiz um arroz temperado que ficou muito bom.
No dia que fiz o arroz branco, comum, pela primeira vez, segui o manual e definitivamente não gostei. O arroz ficou muito cozido e grudado.
Pronto! Travei uma batalha. O arroz que faço no fogão, da maneira convencional (VEJA AS DICAS DE ARROZ BRANCO AQUI NO BLOG) ficar muito melhor do que o arroz feito numa panela criada especificamente para fazer arroz me deixou muito curiosa e resolvi investigar.
A primeira resposta e a mais razoável que encontrei foi: A PANELA ELÉTRICA DE ARROZ FOI INVENTADA PELOS JAPONESES.
Explicado. Embora eu goste muito de sushi, o arroz dos japoneses é bastante diferente do nosso e é grudado pois eles comem com hashi.
Depois dessa informação realizei diversos testes e, embora o manual (que não altera a receita e sim traduz a receita original dos japoneses) nos sugira um modo de fazer, iniciei algumas adaptações na receita e eis que o arroz ficou idêntico ao que faço da maneira convencional.
SEGUEM AS DICAS:
Use o arroz de sua preferência e costume. (Somente lave-o se for o seu costume)
Logo após, ligue a panela no modo aquecer ou cozinhar (dependendo do modelo da penela) e coloque o arroz para torrar com um pouco de óleo ou azeite. Mexa sempre para que nenhum grão escureça.
Quando o arroz estiver torrado, adicione alho triturado na hora e um pouco de sal ou tempero de sua preferência.
Adicione a quantidade de água recomendada para cada quantidade de arroz. Utilize água quente. Percebi que quando a água demora a ferver, o arroz cozinha muito devagar e gruda.
Tampe a panela e aguarde o tempo de cozimento que e automático. A panela finaliza o cozimento automaticamente e passa para a função aquecer, mantendo o arroz quentinho por até 12 horas.
Resultado: Arroz soltinho!!!
A panela de arroz é muito prática. Testei e aprovei.
BOM APETITE!
ANA CORINA RACHID