Bom dia pessoal!
Muitas pessoas me pediram para postar dicas de um bom arroz.
Seguem as dicas:
Há quem goste do arroz mais cozido, empapado, grudado, o famoso "unidos venceremos".
Não é o meu caso. Gosto muito de arroz porém em se tratando de arroz comum, ou seja, arroz branco, ele precisa estar realmente branquinho, bem cozido e soltinho.
Já experimentei diversos modos de fazer e parei de experimentar quando o meu arroz tornou-se o arroz.
Algumas dicas importantes:
Escolher o arroz.
Acredito que vocês já tenham uma marca de arroz que compram frequentemente e não queiram trocar uma vez que fazer arroz é costume. Assim como qualquer prato trivial, ou seja, conhecido por todos, todo mundo tem sua maneira de fazer o arroz, que é repetida diariamente.
Já experimentei quase todas as marcas de arroz e escolhi o Prato Fino (arroz agulhinha, de grãos longos e que nunca estão quebrados).
Quantidade.
A quantidade de arroz deve ser observada. QUANTIDADE IDEAL DE ARROZ POR PESSOA: 50G.
Atentem-se também para o tamanho da panela pois o arroz precisa de espaço para crescer. Por isso, QUANTO MAIOR FOR A QUANTIDADE DE ARROZ, MAIOR DEVE SER A PANELA e essa panela deve ser grossa, para que o arroz não queime no fundo.
Lavar ou não lavar o arroz.
Essa é uma questão que também está ligada a escolha da marca do arroz. Por ser opção, algumas pessoas lavam, outras não.
Importante saber que, dependendo da marca, o arroz não precisa ser lavado.
Como uso PRATO FINO, sigo a embalagem e não lavo o arroz.
Refogar ou torrar o arroz.
Essa é uma fase importante. Torrar ou refogar o arroz não significa fritar o arroz. Desse modo, a quantidade de óleo utilizada deve ser pequena.
USO UMA COLHER DE SOPA PARA CADA MEDIDA DE ARROZ CRU.
MINHA RECEITA:
1- Meço a quantidade de arroz a ser feito.
2- Em uma panela com o tamanho adequado aquecida, coloco o óleo (uma colher se sopa para cada xícara) e, em seguida, o arroz, SEM LAVAR.
3- Torro o arroz em fogo baixo (mexendo sempre para que nenhum grão escureça).
4- Quando o arroz está bem soltinho (fase em que ele já absorveu o óleo, movimento a colher e quando nenhum grão fica nela, coloco alho triturado na hora e o tempero de minha preferência.
5- Misturo bem para distribuir o tempero e acrescento água fervendo até que o arroz fique totalmente coberto (no máximo 1 cm além do arroz).
6- Quando a água seca, desligo a panela e deixo-a tampada. Não importa o tempo que o arroz fica na primeira água.(Quanto maior o tempo, mais ele cresce. Por isso faço esse primeiro processo bem antes de servir o arroz).
7- Um pouco antes de servir o arroz, coloco água fria na mesma quantidade de água quente que coloquei, ligo o fogo baixo e deixo o arroz terminar de cozinhar e crescer, SEM MEXER.
8- Quando o arroz seca (para saber coloco uma colher no meio para verificar se não tem água no fundo da panela, desligo o fogo e sirvo o meu arroz, SOLTINHO, BRANQUINHO E COZIDO.
Espero que gostem!
ANA CORINA RACHID